11 Principais dúvidas sobre ter um sistema de Energia Solar

Atualizado: 4 de dez. de 2021

O mercado de energia solar cresceu muito nos últimos anos no Brasil e no mundo. A Aneel estima que, até 2024, mais de 1 milhão de consumidores instalem seus sistemas e passem a gerar a própria. Mas, mesmo sabendo dos vários benefícios e vantagens da utilização desta energia, algumas dúvidas podem surgir.



Adotar a utilização de energia solar, tanto em imóveis comerciais quanto residenciais, traz várias vantagens e benefícios. Ter seu próprio sistema fotovoltaico trará, além da conhecida redução de valores na conta de luz, outras vantagens como:


· A energia solar é limpa e renovável, por isso seu imóvel se tornará sustentável,

· Com um sistema fotovoltaico instalado seu imóvel será valorizado na hora da venda,

· Você não se enquadrará em casos de racionamentos e multas relacionados à energia elétrica,

· Não pagar aumentos tarifários na conta de energia.



Estas são apenas 4 das inúmeras vantagens conhecidas. Mas, mesmo acompanhando o crescimento deste mercado no Brasil e no mundo, vendo cada vez mais pessoas adquirindo o sistema e escutando frequentemente muitos dos benefícios da energia solar, algumas dúvidas podem surgir.


Portanto, este post é dedicado a esclarecer os 11 questionamentos mais comuns sobre energia solar. Confira.


1. Quais os pré-requisitos um imóvel precisa ter para que seja instalado um sistema de energia fotovoltaica?


O imóvel precisa ter espaço suficiente para instalação das placas sem sombreamento constante e, principalmente, ser atendido por uma concessionária distribuidora de energia.


2. É possível ter um sistema fotovoltaico em um apartamento?


Se o apartamento for uma cobertura e tiver a autorização para a instalação do restante dos condôminos, sim é possível ter um sistema fotovoltaico. Caso contrário e, mais comum de se encontrar, é a instalação de um sistema que gere energia para a área social do prédio. Outro fato interessante e pouco conhecido, é que se o proprietário possuir uma casa com um sistema de energia solar instalado e ambos (casa e apartamento) puderem ser atendidas pela mesma concessionária distribuidora de energia, ela poderá gerar créditos energéticos para os dois imóveis.


3. É caro instalar um sistema de energia solar?


O custo varia de acordo com o consumo elétrico de cada proprietário. Por isso é recomendado fazer um estudo e adquirir um projeto com a análise completa da área, viabilidade e demandas de materiais.


4. Existem linhas de financiamento que atenda a instalação?

Atualmente no Brasil existem diversas linhas de financiamento de energia solar, através de bancos públicos e privados. Existem opções de financiamento com entrada mais parcelamento e outros com isenção do valor inicial, parcelando todo o projeto. Muitos deles permitem pagar a parcela com a própria economia obtida na conta de luz, o que torna a instalação dos sistemas fotovoltaicos acessível à população. Algumas instituições que financiam para pessoas jurídicas e pessoas físicas são: FNE Sol, Linha Financiamento Solar Santander, BB Financiamento PJ – Renováveis, Financiamento para Energia Solar – Sicredi, Financiamento de Energia Solar – Banco da Amazônia e outros.


5. Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?


O sistema, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais. Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou. Os painéis têm uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,5% de sua eficiência por ano.


6. Em quanto tempo o meu investimento se paga?


Entre 3 e 6 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará antes.


7. Como funciona a produção de energia?


Os painéis fotovoltaicos captam a luz solar e geram a corrente elétrica. Esta corrente é enviada para o inversor. O inversor tem como função adequar a corrente para o padrão que é consumido no local. Após isso, a energia é injetada no quadro de energia e distribuída para todo o local. Quando a energia gerada não é consumida, o excesso é enviado para a concessionária da região que por sua vez compensará os créditos na sua fatura de energia e pode ser utilizada em até 60 meses.


8. Como eu monitoro a produção de energia solar do meu sistema?


Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo.


9. Posso vender o excedente de energia produzida na minha casa para a distribuidora?


Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente torna-se crédito para você e esses créditos tem validade de 60 meses contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico é importante fazer um cálculo bem preciso, para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome.


10. É possível “zerar” a conta de luz com um sistema de energia solar conectado na rede?


Não. Isso porque, infelizmente, a maioria das concessionárias de energia ainda irão cobrar um mínimo por você estar conectado na rede e também tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta. Mas você consegue reduzir em até 99% o que você paga na conta de luz com o seu gerador de energia solar dependendo do quanto você consome.


11. meu sistema de geração de energia funciona à noite?


Não. Você produz energia durante o dia a geração excedente ao que está consumindo, será injetada na rede da concessionária de energia sendo posteriormente compensado em créditos de energia usados para abater o seu consumo a noite.


Após estas 11 explicações muitas de suas dúvidas a respeito da energia solar podem ter sido sanadas. Mas, se você ainda tem questionamentos e quer saber mais sobre o assunto acesse agora mesmo nossas páginas de perguntas frequentes, produza sua própria energia, energia por assinatura, ou fale com um de nossos especialista, estamos aqui para te ajudar.


Comece hoje mesmo, com a Geraforza, o planejamento de seu sistema de produção da energia em sua residência ou empresa. Trabalhamos com segurança, transparência e eficiência, para levar os melhores serviços a você.

Posts recentes

Ver tudo