7 Vantagens e Benefícios da Energia Solar Fotovoltaica

Atualizado: 4 de dez. de 2021

O tema Energia Solar se tornou cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Muitos já sabem que ao contratar a energia por assinatura poderão economizar até 15% na conta de luz e que se montarem seu próprio sistema fotovoltaico a economia pode chegar até 99%.


Contudo, além da redução de custos e o ganho no bolso que a adoção da energia solar em residências e empresas proporciona, ainda existem muitos outros benefícios e vantagens ao utilizá-la. Descubra quais são eles lendo até o fim deste post.




O que é a energia solar?


Energia solar é a eletricidade obtida pela conversão direta de luz solar em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Cada módulo solar é formado por uma matriz de células solares de silício, associadas de forma a produzir tensão e corrente desejada que varia de acordo com o número de células que os compõem.

A associação de diversos módulos solares em série ou em paralelo ou em série/paralelo, formam um arranjo fotovoltaico que ainda conta com um inversor de corrente e em projetos off-grid são aplicados controlador de carga e baterias.


A energia então é gerada durante todo o dia, mas durante a noite, o consumidor ainda usufruirá da própria energia, já que com a alta exposição solar, os painéis geram muita energia que seguem para a rede elétrica e retorna em forma de créditos.


Vantagens e benefícios da energia solar


Ao contratar a energia solar por assinatura você não terá custos com instalações ou necessitará de manutenções. Esta modalidade é bem simples e você terá como benefício a redução de até 15% nos valores de sua conta de luz.


Já quando você opta por ter um sistema fotovoltaico em sua residência ou empresa, além da redução possível de até 99% dos seus gastos com conta de luz, você passará a contar com muitas outras vantagens e benefícios. Alguns deles são:


1. A energia solar é limpa, ou seja, não polui o meio ambiente


O gerador fotovoltaico capta a luz solar e a converte em eletricidade sem agredir a natureza. Com a utilização da energia solar você diminuirá as taxas de carbono e a emissão de resíduos poluentes na natureza. Para as empresas este é um grande passo para entrada no meio sustentável.


2. Qual a diferença entre Energia Limpa, Renovável e Sustentável


Define-se energia limpa como aquela que não polui ou que polui bem menos que as demais.

A energia renovável é aquela obtida a partir de fontes naturais capazes de serem renovadas, sempre disponíveis e que não se esgotam. A energia sustentável é a que é utilizada em uma quantidade e velocidade nas quais a natureza pode repô-la, havendo assim um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia. A energia solar é tudo isso junto!


3. Fácil instalação dos Painéis Fotovoltaicos e ocupação de pouco espaço


Apesar de exigir mão de obra qualificada, o sistema fotovoltaico é muito fácil de se instalar. Se atente a empresa contratada e aos materiais ou instaladores disponibilizados. A instalação em residências geralmente leva de 1 a 3 dias. Em um sistema fotovoltaico, os painéis solares ocupam pouco espaço, assim o sistema não necessita de áreas grandes para instalação.


4. Alta durabilidade e resistência das placas solares


A garantia padrão de eficiência de um painel solar é de 25 anos funcionando com 80% de seu desempenho original, após este período o desempenho cairá, mas o painel continuará funcionando. As placas solares mais modernas, projetadas de acordo com normas internacionais, possuem superfícies protetoras, capazes de resistir a chuvas de granizo.


5. Fácil manutenção do sistema fotovoltaico


Folhas, poeira e outras sujeiras podem atrapalhar o rendimento energético do sistema. É recomendável a manutenção do sistema a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local.

Contudo, a manutenção é básica e fácil de se fazer, a limpeza pode ser feita com um jato de água ou até mesmo com uma vassoura de cerdas macias e é muito importante se atentar para o uso de equipamentos de segurança. Cuidar para não pisar nas placas, apesar de não quebrar apenas com o peso do corpo, o funcionamento delas certamente será comprometido.


6. Racionamento de energia e aumento tarifário da conta de luz


Ao ter seu próprio sistema fotovoltaico você produz sua energia e por isso estará livre dos aumentos tarifários estipulados para a contas de luz. Outro fator considerável é que em casos de crise de energia, o governo pode estabelecer um limite máximo de consumo para as residências e cobrar uma multa significativa de quem ultrapassar o limite. Se você tem um gerador de energia solar e produz a sua própria energia, não pagará multas em caso de um novo racionamento.


7. Valorização do imóvel


Imóveis comercial ou residencial, por ter um sistema fotovoltaico instalado aumentam seu valor de venda entre 4% e 6%, segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA). Isso é possível pelo valor da instalação e principalmente, pelo fato de o comprador poder contabilizar os ganhos que terá devido a utilização do sistema.


O Sistema Fotovoltaico da Geraforza


Depois de conhecer as várias vantagens e benefícios, além da economia no bolso, que você terá ao utilizar a energia solar, se você tem interesse em adquirir um sistema fotovoltaico para sua residência ou empresa, poderá contar com a expertise da Geraforza


Trabalhamos com segurança, transparência e eficiência, para levar os melhores serviços a você. Fale com um de nossos consultores, consulte nossos preços e adquira agora mesmo o seu sistema. Tenha energia limpa e renovável, economizando muito em sua conta de luz!